quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

TERMOSTATO




"A nossa tese é  a de que a ideia de um mercado auto-regulado implica uma completa utopia. Uma tal instituição não poderia existir pelo tempo que fosse sem a aniquilação da substância humana e natural da sociedade: teria destruído o homem fisicamente e transformado o seu ambiente no da vida selvagem."

("The Great Transformation", Karl Polianyi)

O mercado auto-regulado existe no ambiente 'asséptico' de um gabinete de leitura, isolado da experiência (há ideias que simplesmente   não se podem desenvolver nem verificar no 'cocoon' universitário ou empresarial, nem sequer pela ascese do pensamento, como tentou Descartes.) Mas as mais das vezes, contentamo-nos com um meio sucesso: o de que funciona, com alguns arranjos. 

Polianyi antecipa o pior em resultado de nos entregarmos a uma utopia sem ponta por onde se lhe pegue. Para explicar, contudo, como a ilusão pôde aguentar-se por alguns séculos, isto é, como um tal erro de previsão não produziu as consequências 'reveladoras' que seriam de esperar, só podemos pensar que o sistema em que incluímos uma variável errada era ele próprio uma aproximação, e que o essencial estava muito aquém da compreensão do momento. Muito aquém do domínio teórico do mundo, do que era exigível em termos de conhecimento do homem e dos sistemas invocados para a economia e as outras ciências humanas, por exemplo.

Há igualmente, claro, uma enorme resistência quando se trata de rever os antolhos de toda a espécie, com relevância para os de natureza religiosa ou étnico-social que impedem a humanidade, no seu estado actual, de aplanar o caminho para uma verdadeira consciência global, enformada pela crítica e pela ciência.

A tese de Polianyi sobre a auto-regulação dos mercados não precisa de ser 'melhorada' com mais histórias que iliustrem o seu fracasso, e até o carácter absurdo desta reminiscência da 'Mão Invisível' de Adam Smith. Se fez sentido para o autor da 'Riqueza das Nações' terá sido pela ainda infância do capitalismo, e de não terem entrado em jogo forças mais tenebrosas.

Em todo o caso, é difícil que o carácter de erro de que falamos aqui surgisse em qualquer lugar, desacompanhado de outras condições, da crítica, de controlos públicos  e de resistências do meio social que tornassem visível para todos a natureza electro-mecânica do termostato que caracteriza a teoria da auto-regulação dos mercados.

0 comentários: