quarta-feira, 14 de setembro de 2016

A CAVERNA



"O  primeiro  sacerdote  que,  com  essa  ponta  (da  corda)  na  mão  e  tendo  cercado um  terreno,  encontrou  os  vizinhos  satisfeitos  com  os  limites  do  seu  cercado comum,  foi  o  verdadeiro  fundador  do  pensamento analítico  e,  a  partir  dele, do direito e da geometria."

(Michel Serres)

Não tem interesse esta especulação sobre as origens? De qualquer modo, a aventura humana começou por uma especulação sobre o que não se sabia, nem se podia saber. E ainda hoje a situação é essa. A 'origem' é sempre um mito.

A diferença está em que postular a existência de um Criador é uma escolha que o pensamento moderno não pode deixar de classificar de 'ingénua', mas que é, ao mesmo tempo, a mais natural e a mais 'abrangente', desde o princípio dos tempos. E extrapolar, de um modo lógico, a origem da geometria e do pensamento (analítico) parece  entronizar o Homem e torná-lo senhor do seu destino.

A verdade é que, 'ceteris paribus', a organização em rede de um  cérebro que transcende o indivíduo está mais perto de ser uma criação humana do que divina.

É a nova caverna platónica.

0 comentários: