quinta-feira, 13 de julho de 2017

QUESTÕES DE MÉTODO



GWF Hegel (1770/1831)




"Mais importante é aqui o facto de que a dialéctica só poderia começar a desenvolver-se como método depois de Marx a ter despojado do seu conteúdo substancial efectivo. Em nenhuma outra parte a aceitação da tradição, acompanhada de um concomitante esvaziamento da sua autoridade substantiva, se pagou mais caro do que na adopção por Marx da dialéctica hegeliana. Ao transformar a dialéctica num método, Marx desembaraçou-a desses conteúdos que a haviam mantido dentro de certos limites e ligada à realidade substantiva. Fazendo-o, Marx tornou possível essa espécie de pensamento em termos de processo tão característico das ideologias do século XIX e que teria por desfecho a lógica devastadora dos regimes totalitários cujo aparelho de violência não se submete a quaisquer imposições da realidade."

"A Promessa da Política" (Hannah Arendt)

De facto, a ideia de processo derivada do hegelianismo e que se pode aplicar, por exemplo, à História, não é bem um pensamento. É decerto uma lógica, com o seu encadeamento, e que, como toda a lógica, pode prescindir completamente da experiência. A realidade nunca pode desmentir a lógica, visto que ela é perfeita no fechamento sobre si própria.

Arendt diz que o método, como critério da verdade, significa considerar "a cultura, a política, a sociedade e a economia no interior de um contexto funcional, (...) que pode ser tornado objecto segundo esta ou aquela perspectiva arbitrariamente assumida."

Isto equivale, como se sabe, ao conceito de sistema que é uma das palavras-chave da política moderna e que, tanto marxistas como não-marxistas, utilizam nas suas análises, nem sempre reconhecendo a sua origem.

Não há dúvida que aplicar a ideia de processo supõe que conhecemos o "movimento" da realidade (tese, antítese e síntese), e definir a complexidade política ou económica como um sistema é o mesmo que pensar ter dado a volta a essa realidade, tê-la distinguido do seu meio ambiente e conhecer as leis gerais por que se rege (ou pensar que estão ao nosso alcance, como o mecanismo do relógio a que levantamos a tampa).

0 comentários: